Quem somos
O IOI – Instituto Ondas da Inclusão é uma entidade sem fins lucrativos fundado em 2003 que desenvolve projetos esportivos e culturais para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Realizamos um trabalho multidisciplinar usando a ONDA do ESPORTE e da EDUCAÇÃO como os principais alicerces da nossa metodologia. Trabalhamos os princípios da Inclusão, respeito a diversidade, coletividade, empoderamento, busca de autonomia e o desenvolvimento da cultura esportiva com finalidade de formar um cidadão criativo, protagonista e crítico.
Missão
Promover o desenvolvimento humano oferecendo acesso de qualidade ao esporte e a educação através de métodos educacionais para jovens em vulnerabilidade social.
Valores

Inclusão

Oferecer oportunidades iguais de acesso para todos através do esporte e educação.

Ética

Proceder bem sem prejudicar o próximo. Respeitar os valores humanos.

Coletividade

Valorização da convivência social através de atividades esportivas e socioeducativas.

Qualidade de vida

Realizamos um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade de vida e diminuir a desigualdade social.

Empoderamento

Passar a ter domínio sobre a sua própria vida; serem transformadores de sua própria realidade.

O fundador

O Instituto Ondas da Inclusão foi fundado por Flávio Brito, carioca, atleta amador de bodyboard e maratonista com o objetivo de usar o esporte educacional como forma de inclusão para jovens em vulnerabilidade social.

A primeira Onda de Inclusão aconteceu em 2003, com a criação do Projeto Escola Guilherme Tâmega que ensinava o bodyboard para 30 crianças da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Tabajara em Copacabana. 

Nossa história
2003
2008-2012
2010
2015
2018
2019

O projeto iniciou na praia de Copacabana numa iniciativa entre Flavio Brito e Guilherme Tâmega (hexa campeão mundial de bodyboard). Na época, o projeto se chamava Escola Guilherme Tâmega e oferecia aulas gratuitas de bodyboard para crianças da comunidade do Pavão-Pavãozinho e Tabajara em Copacabana. Após alguns anos, Tâmega se mudou para o Havaí e Flavio deu continuidade ao projeto.

Firmada a parceria com a SEELJE – Secretaria Estadual de Esportes e Lazer e Juventude do Rio de Janeiro para operarmos o núcleo de Copacabana dentro do programa Suderj em Forma. Éramos o único projeto com atividades na praia dentre os mais de 400 núcleos espalhados pelo estado do Rio.

Surgiu Socrates Santana maior nome formado no Instituto. Sócrates, morador da comunidade do Pavão-Pavãozinho acabou se tornando o primeiro bicampeão mundial Junior. Hoje ele é embaixador e grande colaborador do IOI.

Abrimos nosso segundo núcleo em São Conrado em parceria com a EBR – Escola de Bodyboard da Rocinha – movimento social criado em 2000 pelo ex atleta Wanderlei Silva. Atendemos a cerca de 70 jovens vindo das comunidades da Rocinha e do Vidigal.

Início das aulas de natação nível iniciante e intermediário para jovens de 08 a 16 anos de idade no Complexo Esportivo da Rocinha em parceria com a SEELJE – Secretaria Estadual de Esportes e Lazer e Juventude do Rio de Janeiro Esportes e Lazer.

Parceria com a Embaixada da Suíça no Brasil permitiu a implementação das aulas de Surf nos núcleos em Copacabana e São Conrado.

Doe qualquer valor para o Instituto Ondas da Inclusão.
Utilize a segurança do PayPal.

Instituto Ondas da Inclusão – Todos os direitos reservados

Ajuda?