• Notícias
  • Projeto Waves for inclusion oferece aulas de surf para crianças de comunidades do Rio

Projeto Waves for inclusion oferece aulas de surf para crianças de comunidades do Rio

Projeto Waves for inclusion oferece aulas de surf para crianças de comunidades do Rio

Na terça-feira pela manhã, chovia torrencialmente. Isso, no entanto, não foi motivo para afastar 16 crianças e jovens entre 8 e 15 anos das areias (e do mar) da praia de São Conrado. Elas fazem parte do projeto Waves for Inclusion, que oferece aulas gratuitas de surf, bodyboard e surf de peito para meninos e meninas moradores de comunidades do Rio. Idealizado por Flávio Brito, um apaixonado por pegar onda, as atividades também são realizadas nas praias de Copacabana, entre as ruas Barão de Ipanema e Bolívar, e de Ipanema, na altura do Posto 10. Hoje, ele oferece um aulão com café da manhã para os jovens e suas famílias, às 9h, no canto esquerdo de São Conrado. Serão entregues os novos uniformes, e haverá um bate-papo de integração entre as famílias.

O projeto não é recente. Começou em 2003, mas teve muitas idas e vindas, principalmente por falta de apoio, até se firmar em 2015. Atualmente, são cerca de cem crianças inscritas e oito professores. Há, ainda, um quarto núcleo que ensina natação no Complexo Esportivo da Rocinha. Para participar é preciso estar matriculado em alguma escola e não repetir de ano. A proposta é fazer do esporte uma forma de incentivar os estudos.

— A criança vêm para cá muito estressada, com uma carga de problemas forte. Chamamos nosso trabalho de terapia das ondas. Queremos devolver esses jovens para suas casas mais relaxados e com mais saúde e qualidade de vida. Não estamos aqui para formar campeões. Se houver um talento fora da curva, claro que vamos encaminhá-lo, mas o que queremos é melhorar a vida dessas crianças e motivá-las a estudar — resume Brito.

Ele reforça que para atender a todos os jovens, precisa de doação de pranchas novas ou usadas de softboard (mais macias e, por isso, ideais para crianças).

Alifer Sousa participa do projeto desde o ano passado. Ele foi influenciado por amigos e, aos poucos, foi perdendo o medo do mar.

—É bom para sair da favela, deixar de conviver com a criminalidade e as coisas ruins de lá. Aqui é praticamente um família. Não, é uma família mesmo — se corrige.

Larissa Ribeiro está há um ano na escolinha. Começou a pegar onda de prancha de quilha por influência dos amigos, mas, ao conhecer o bodyboard, se apaixonou.

—As aulas ajudaram a me tirar do caminho errado. Conheci pessoas novas e passei a ir melhor na escola, porque eles podem tirar do projeto se eu repetir de ano — conta Larissa.

Em São Conrado, o programa é realizado no canto esquerdo da praia às terças e quintas, das 8h às 10h, e das 14h às 16h; e aos sábados, das 9h ao meio-dia. Os interessados em fazer natação podem comparecer ao Complexo Esportivo da Rocinha, às segundas, das 14h às 15h. Informações: 98855-1774.

Fonte: Jornal O Globo – https://oglobo.globo.com/rio/bairros/projeto-waves-for-inclusion-oferece-aulas-de-surf-para-criancas-de-comunidades-do-rio-22944266

Compartilhe:

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Instituto Ondas da Inclusão – Todos os direitos reservados

Ajuda?